.
A mais nova proposta fantástica vem de um dos mais antigos vereadores da cidade, Álvaro Cagnani. Pelo que sei, apesar do vasto cabedal legislativo que enverga, o parlamentar não é exatamente um Roberto Scaringella local.
.
O site da Câmara traz hoje como notícia: "Vereador sugere alternativas para melhoria do trânsito na Champagnat". Abri rapidamente o link, pois morei muitos anos há uma quadra da avenida (perto do Colégio Municipal), passando por lá diariamente e aprendendo a observar o que há de errado por ali. Não sou pretensioso a ponto de imaginar-me um guru na arte da fluidez do tráfego, mas o vereador me surpreendeu com suas ideias. Pena que negativamente.
.
Diz a notícia que o vereador encaminhou uma indicação à Prefeitura sugerindo algumas melhorias para maior fluidez do trânsito no local, a saber:
.
.
"com relação aos carros que se dirigem ao Colégio Municipal Dr. Vargas de Souza, a sugestão é que os veículos que param em frente à escola para embarque e desembarque de alunos adentrem nas dependências do colégio pelo portão já existente e saiam por um portão a ser construído. Esta intervenção irá amenizar o problema, já que nos horários de entrada e saída de alunos o trânsito naquela região é complicado”. Típico projeto "embaixo do tapete", empurrando o problema para dentro da escola: justo onde deve-se priorizar a passagem a pé, vamos colocar veículos circulando?
.
"a retirada dos canteiros existentes dos dois lados da avenida, no trecho entre a rua José Érrico, no bairro São Domingos, até a travessa Champagnat, no bairro Vila Cruz". Retirar canteiros? Essa não entendi. Bom, mas fazendo isso a avenida fica boa? Negativo.
"a retirada dos canteiros existentes dos dois lados da avenida, no trecho entre a rua José Érrico, no bairro São Domingos, até a travessa Champagnat, no bairro Vila Cruz". Retirar canteiros? Essa não entendi. Bom, mas fazendo isso a avenida fica boa? Negativo.
.
Não é nem um pouco difícil perceber que o problema da Champagnat está no fato de ser estreita, ter duas mãos de fluxo e possibilitar estacionamento dos dois lados. Para ajudar, ônibus e caminhões trafegam nos dois sentidos. Então a medida lógica -e corajosa- seria, para começar, proibir o estacionamento num dos lados da avenida, evitando o "estrangulamento" dos veículos. Mas, é preciso ver o interesse dos comerciantes da avenida: estão eles preocupados com isso, dispostos a reduzir as vagas em frente de seus estabelecimentos, em prol de um trânsito melhor? Ou será que ficar parado ao volante, olhando para dentro de uma loja, virou "ferramenta de marketing"?
.
Trânsito é operação de inteligência, e isso não falta ao vereador. Mas a "inteligência de trânsito" é uma ciência, e não um conjunto de medidas "meia-boca" para resolver problemas pontuais.
.
Não sei se há alguém na Câmara com bagagem para isso. Talvez Nancy saiba.
.
O problema em Poços é que querem resolver os problemas sem investimento. Fizeram uma meia-trincheira e não se faz um viaduto nesta cidade. Assim o trânsito vai mesmo parar!
ResponderExcluirhttp://pocosdecaldastwitter.blogspot.com/