sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"MEDALHA! MEDALHA!"


Mal completados oito meses desde que tomou posse, nosso prefeito Paulo César Silva já recebeu um prêmio -curioso- denominado "Êxito Administrativo".
.
De acordo com o material publicado no site da prefeitura e que mui provavelmente será repercutido pela mídia local, "a premiação foi entregue durante o 5º Congresso Nacional de Prefeitos do Brasil, realizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina, entre os dias 3 a 5 de agosto. Como não pôde estar presente, o prefeito recebeu a homenagem em seu gabinete". Uma pena, Balneário é um local belíssimo, e nosso prefeito perdeu a chance de se esbaldar com a culinária de lá, focada basicamente nos frutos do mar -o restaurante Canto da Sereia, na Prainha, é ótimo. Mas isso é só um detalhe.
.
Ainda de acordo com o texto oficial, "Paulo César Silva foi homenageado em função dos resultados oficiais da eleição municipal, que registra sua expressiva aprovação popular nas urnas", ou seja, ganhou um prêmio de "êxito administrativo" pelo sucesso nas urnas! Deveria então ser o prêmio "êxito votativo", se é que existe essa palavra. Em menos de um ano de mandato, tapando a nuvem da crise com o guarda-chuva furado do tesouro municipal, o grande êxito do prefeito foi manter a cidade viva, apesar dos problemas colossais na saúde, na infra-estrutura, no aumento dos salários do funcionalismo ou nos devaneios arquitetônicos de uma noite de verão de seus pares. Mas não é disso que trata a honraria.
.
Outra jóia rara é a fala do organizador do evento, ao dizer que o prêmio é concedido aos políticos que, “com dignidade, competência, ética e interesse em colaborar para o desenvolvimento do seu município receberam a aprovação popular nas urnas, obtendo a votação almejada para o cargo pleiteado”. Faz sentido? Premiar por aquilo que é obrigação? Ou a crise moral anda tão profunda que devemos condecorar quem tem dignidade ou ética?
.
O tal congresso é realizado anualmente e, em 2009, 100 prefeitos foram agraciados com o prêmio. Considerando que o País têm 5.564 municípios e somente 1,8% dos prefeitos receberam o título "pelo interesse em colaborar para o desenvolvimento do seu município", é fácil concluir que a coisa anda feia. Como nem tudo que reluz é ouro, fica a importância do olhar crítico sobre a informação.
.
Falta pouco para cumprir-se a "profecia" de Ruy Barbosa, considerado o maior brasileiro de todos os tempos, nascido há 160 anos: "De tanto ver triunfar as nulidades, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário