quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A NOTÍCIA PELA METADE

Festança ontem (15/12) para a inauguração de uma usina hidrelétrica em Santa Catarina, que tem o Povo de Poços de Caldas como sócio. Mas (quase sempre tem um "mas"), como jornalista, não posso deixar de lamentar a nota publicada no site oficial da prefeitura. Acompanhe:
.
"Apiúna/SC – Uma grande solenidade para inaugurar um grande empreendimento. Uma comitiva de Poços de Caldas, formada pelo prefeito Paulo César Silva, pelo presidente da Câmara, Marcus Togni, pelo diretor da DME Energética, Roberto Alves, pelo diretor administrativo-financeiro do Departamento Municipal de Eletricidade, Rulemar Pessoa Silva e pelo ex-prefeito Sebastião Navarro, participou do início oficial das operações da usina hidrelétrica de Salto Pilão, na manhã desta terça-feira (15)".
.
Primeiro, a incompreensível presença do sempre presente ex-prefeito Navarro. Ele é "ex", e essa super-exposição acaba ficando forçada, como se precisássemos ficar diariamente recordando que, apesar de não concorrer à reeleição a prefeito e garantir que deixaria as alegrias da vida política para trás, o ex-prefeito é sim figura de peso na administração atual.
.
Mas o curto-circuito dessa história é o isolamento de uma figura importantíssima em todo esse projeto, e que o Jornal de Poços fez questão de trazer à luz, em acréscimo à notícia oficial: "O ex-diretor do Departamento Municipal de Eletricidade, engenheiro Cícero Machado de Moraes, que esteve envolvido em todo o processo de instalação da usina, desde o seu início, também esteve presente".
.
Ficou estranho esse "esquecimento oficial". Felizmente a imprensa está atenta. E o site do PPS, partido político ao qual o prefeito Paulo César Silva e o presidente da Câmara Marcus Togni são filiados, também, pois publicou recentemente: "Moraes (Cícero Machado de Moraes) conta que as sociedades nasceram da sua relação pessoal com Adjarma Azevedo, comandante da Alcoa na época, e Antonio Ermírio de Moraes, por meio do amigo Miguel Carvalho Dias. Depois as relações foram estreitando-se com os executivos da Camargo Corrêa, sócia nos empreendimentos. A Camargo tem a vocação para hidrelétricas por ser uma construtora e Alcoa e Votorantim eram autoprodutoras de energia. Antes da regulamentação do setor, em 2004, podiam investir em hidrelétricas que proporcionassem energia mais barata. Em todos os empreendimentos do DME-PC esses são os principais sócios".
.
Assim, gostem ou não dele, critiquem ou não, concordem ou desaprovem, Cícero merece respeito. No mínimo, pelos 30 anos de DME.
.
Fontes:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário