sábado, 24 de abril de 2010

"A TERRA É VERDE!"




O título acima poderia ter sido a frase de Iuri Gagarin, primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok I. Lá do alto, encantou-se com a cor dos oceanos. Azuis, claro.
.
Mas se por qualquer motivo Gagarin tivesse observado apenas as águas da Represa Saturnino de Brito, em Poços de Caldas, como se apresentam nas imagens acima, feitas ontem, 23 de abril, certamente teria uma impressão errada sobre o líquido que garante a vida na Terra.
.
Lá no Primário, que hoje chamam de Ensino Fudamental, aprendi que a boa água é insípida, inodora e incolor, ou seja, não tem gosto, não tem cheiro e nem cor. Exceções há, e nossas águas sulfurosas provam isso desde sempre. Mas água verde-turmalina não dá.
.
Vi uma entrevista sobre o caso, na tv, com uma autoridade local cujo nome não recordo, garantindo que essa água verde não tem absolutamente nada de anormal, assegurando -penso que ironicamente- que essa coloração poderia ser "reflexo das árvores". Não fiquei lá muito convencido. Se algum biólogo mais sério puder explicar o fenômeno agradeço.
.
Falando em plantas, essas tomaram conta do Complexo Saturnino de Brito. O guarda que dá plantão lá poderia cuidar de não deixar o mato crescer. Mas aí deve dar o tal "desvio de função". Melhor não. Deixa o mato crescer. Até que ocupem o espaço, reinaugurado há cinco meses.
.
Não sei a razão, mas de repente fiquei sem sede e minha vontade de comer peixe passou...
.
Clique nas imagens para ampliá-las.
.
.

8 comentários:

  1. Água verde é sinônimo de poluída, o verde vem do excesso de algas que se alimentam do excesso de poluentes.
    Água limpa é azul, cor do céu, esse azul devido ao efeito Jeans (refração da luz) mas ai é outra história.
    Acho que foi isso que aprendi na escola...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rubens,
    Primeiro quero parabenizá-lo pelo blog, muito bom, leio todos os dias, claro, não concordo com todas as opiniões e nem devia... o fato é que neste caso me veio a vontade de me opor, penso que se você não é biólogo e não tem condições de falar algo consistente que procure informações antes, é o que eu espero de um jornalista estudado por quem eu tenho respeito e não quero perder, pois espero deste blog criticas racionais. Me incomodou também o fato de você de uma maneira indireta passou a responsabilidade da falta de cuidado do local ao guarda, claro, ele não foi contratado para esta função, ou se você fosse contratado para trabalhar na imprensa de algum órgão público como jornalista você iria arrancar grama do passeio ou podar arvores do jardim? e se não fizesse, acharia justo alguém culpa-lo? (critica construtiva, não ofensiva, como disse, gosto de muitas opiniões suas)

    ResponderExcluir
  3. Tiago, boa noite. Vamos lá. Primeiro muito obrigado pela crítica, ela sempre é bem vinda, engorda e faz crescer!
    O fato é que não dá para ser especialista em assuntos gerais -escrevo e tenho um conhecimento razoável na área de automóveis. Biologia, águas verdes e peixes de três olhos definitivamente não fazem parte do meu cardápio de conhecimentos. Vem daí o pedido humilde, destacado no meu texto: "Se algum biólogo mais sério puder explicar o fenômeno agradeço".
    Concordo com você quando diz dos desvios de função. O guarda foi contratado para ser guarda, à luz da lei e dos concursos públicos, mas nem por isso deve ficar plantado numa cadeirinha olhando para o infinito, no caso o "lado de lá" da Represa. Essa falta de iniciativa, amparada num arremedo de lei, garante por exemplo que o maquinista de uma pá-carregadeira que está trabalhando exatamente em frente do meu escritório passe o dia todo de varinha na mão no Bortolan, à espera do peixe que nunca vem, nos longos intervalos entre um abastecimento e outro nos caminhões que estão na reforma da Avenida Celanese.
    Não exerço o jornalismo em tempo integral. Dedico a totalidade do meu "horário comercial" à administração de um pequena indústria, o que não me impede de contribuir na varrição da fábrica, no conserto de um equipamento ou mesmo representar a empresa numa ação que não é de minha responsabilidade direta. Quando eu der ok nesse comentário, vai aparecer o horário em que ele foi concluído, com a data de hoje. É um exemplo de que dá para "arrancar grama" até fora de hora. Mas esse sou eu: um cara esquisitão!
    Grande abraço e continue com o Viva Poços!. E, principalmente, continue criticando!
    Rubens

    ResponderExcluir
  4. TODOS JÁ SABEM QUE A POLUIÇÃO SE DEVE AOS LIQUIDOS QUE AS INDUSTRIAS JOGAM NA REPRESA O MESMO ACONTECE DO OUTRO LADO DA CIDADE, COM A DANONE, QUEM NÃO SENTE O MAL CHEIRO DOS LIXOS JOGADOS NA AUA À NOITE POR ESSA EMPRESA. CUMPAM DESTA VEZ A MINERAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. ...ola,parabens pela coragem de comentar este triste episodio Sr Rubens,nao e preciso ser especialista pra ver que a represa tem algo de errado e nem medico pra saber quando temos gripe,e um absurdo o comentario que acabei de ler,sou formado em direito com enfase em meio ambiente e sei o que estou falando, e mesmo os pescadores que ali frequentam tem sabedoria,o povo pode nao ter boa educaçao mas tem intuiçao e para isto pagamos nossos impostos e a cara taxa de agua tratada e esgoto,estou no prejuizo devido ao racionamento de agua e pergunto ao Sr Thiago, a quem devo recorrer!qual especialista vai pagar a conta!!!espero respostas....

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. ....seria interessante que os orgaos publicos responssaveis medissem a radiaçao da represa Saturnino...

    ResponderExcluir
  7. ....Sr Tiago,tenho certeza que se quiser doar seu trabalho a nossa sociedade arrancando o mato da saturnino nao sera desvio de funçao,esprero que alem de criticar saiba trabalhar,sai do computador!!! e seja util.

    ResponderExcluir
  8. ....tem muita gente que diz ser seria fazendo piadinha na tv e garantindo que a agua da Saturnino de Brito nao teria nenhum problema,e agora,cade a retrataçao!!!!!cuidado estamos de olho!!!

    ResponderExcluir