Muitos são os adjetivos divertidos que alguns leitores assíduos usam para se referir a este blogueiro -entre outros já fui situacionista, oposicionista, "crica" e mais recentemente "crítico ferrenho da atual administração". Parafraseando Fernando Collor, digiro e engulo, mas repilo esses e outros "títulos". Sou só um caboclo exigente. Dessa e de qualquer administração.
.
Vamos adiante. Em 26 de outubro de 2009 publiquei um post intitulado JOSEPH LEVITCH E POÇOS DE CALDAS. Era uma singela homenagem de um fã a Jerry Lewis (o Joseph), comediante e um dos fundadores do Teleton, ação mundial que, no Brasil, culminou com a feliz escolha de Poços de Caldas para sediar uma muito benvinda unidade da AACD. Para não alongar muito, o crítico ferrenho aqui fechou aquele texto assim: "Parabéns a todos que possibilitaram essa conquista -atores, apresentadores, direção da AACD e especialmente aos voluntários, à Adefip e ao prefeito Paulo César Silva, que trabalhou bastante por esse resultado -mineiramente, em silêncio".
.
Esta semana, no dia 28 de julho, o site da prefeitura publicou o seguinte press-release, evidentemente replicado sem edição na mídia local, no qual se lê: "A AACD vai selecionar profissionais para o centro de reabilitação de Poços de Caldas, em função da parceria firmada com o município em 2009", exigindo "currículos com foto 3x4 recente e cópia autenticada do diploma".
.
Alguém pode explicar -com um mínimo de consciência- a razão de se exigir foto recente? Vai fazer diferença para as crianças assistidas a aparência das pessoas? Da mais humilde copeira ao mais qualificado neurocirurgião procurados, o layout importa?
.
Rápida pesquisa no Google e encontro uma lei do Rio de Janeiro, a 3699/03, pequenina, não mais de quatro artigos, que diz: "Fica proibida a exigência de fotografia em currículum vitae, por parte das empresas sediadas no Município do Rio de Janeiro; a exigência será caracterizada como ato discriminatório". Bom exemplo.
.
Outra questão: como é que um Poder como a Prefeitura de Poços de Caldas, parceira no projeto, concorda com essa descabida "solicitação"? Enquanto aguardo um posicionamento oficial (atenção, autoridades, é com vocês mesmo!), rotulo-me desde já: indignado!
.
Links importantes:
.
.
.
.
Caruso,
ResponderExcluirAcho que o problema não é esse...é mais para o tipo esse pode e esse não pode...e por ai vai, pois uma administração pública séria não se envolve em processo de seleção de qualquer empresa....se se envolve coisa boa não cheira...nunca gostei disso e é uma pena que a prática ainda persiste. Li a matéria e não entendi como será o processo de seleção: estranho ter que primeiro enviar o curriculum "com foto" e depois vai haver provas...que provas?? do que, como, quanto vai valer cada questão?? quem vai corrigílas?? e prova oral vai ter também??
Acho que para ser sério o processo deveria trazer essas repostas de plano.
Caruso obrigado pela parte que me toca...
ResponderExcluirO trabalho da AACD é fantástico, uma vitória de uma mocinha batalhadora da ADEFIP que me esqueci o nome. Ela é guerreira!
Mas com o pitaco da prefeitura no projeto o pessoal da AACD terá que ficar esperto pois tudo que toca o MIDAS AS AVESSAS, vira bosta.
O critério básico de escolha da prefeitura Courominas deve ser "afinidade com os pensamentos e atitudes do 'mestre'". Uma amiga, cheia de especializações e experiência fará o envio de currículo, mas ela não partilha com os pensamentos da falsa deidade.