Com o aquecimento da discussão sobre o futuro da Estação Ferroviária e adjacências que, embora seja um patrimônio histórico tombado pelo município vem sendo maltratado e mal utilizado por quem deveria dar exemplo (a própria Prefeitura, que promete uma "reinauguração" do local em agosto), surge novamente a ideia de aproveitarmos o antigo leito da ferrovia, inventando ali uma avenida, tida como verdadeira panaceia (mais uma) para todos os males do trânsito da cidade.
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O Departamento Nacional de Trânsito mostra estatísticas surpreendentes. A frota total de veículos emplacados em Poços de Caldas era, em abril de 2010, de 72.031 unidades. Desses, nada menos de 47.387 automóveis, mais 2.567 caminhões, 2.256 caminhonetes, 10.127 motocicletas, 1.154 motonetas, 231 ciclomotores, 392 ônibus e uma infinidade de outros objetos rodantes.
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Como resultado, no ranking de 150 cidades brasileiras com maior número de veículos por habitantes, ocupamos a 69a. posição, com 47,6 veículos para cada 100 habitantes, perdendo no Estado apenas para Belo Horizonte, a 58a. colocada, com 51,1 veículos para cada 100 habitantes e Uberaba, 61a. no ranking nacional, com 49,4 veículos para cada 100 habitantes. Na prática dá mais ou menos um carro para cada dois poçoscaldenses. É muito.
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O fato de termos mais de 72 mil veículos registrados não significa que todos rodem ao mesmo tempo, mas acende um sinal de alerta para que o poder público apresente, rapidamente, um projeto exequível para o transporte público, enxergando pelo menos os próximos 10 anos.
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Receber recursos do governo estadual para aumentar uma faixa de rolamento na João Pinheiro ou alterar mãos de vias não é uma "política de transportes". A discussão deve ser ampla, envolvendo não apenas os motoristas de carros de passeio, mas a parte da população que usa e mesmo aquela que gostaria de usar transporte público, e não o faz por muitas razões. Eu, inclusive.
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Planejamento estratégico não é fácil, ainda mais numa "empresa" com 4.500 funcionários e 150 mil clientes. Mas alguém precisa começar a mostrar planos, políticas, projetos, e não apenas para a mobilidade urbana. Esse é um desafio que um líder de verdade deve encarar. Quatro anos é pouco tempo, e podem terminar como um enorme "tapa-buracos", frustrando pelo menos 47.127 desses clientes.
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caruso,
ResponderExcluirapesar de tudo ainda vão inaugurar o ataque ao patrimônio e os responsáveis pelo conselho do patrimônio não falam nada e o secretário ainda diz que os tacos aproveitados resguardam o patrimônio histórico, é triste demais. Em tempo marcaram a inauguração da av celanese? ou só vão inaugurar aquela que não fizeram.
Amigo, até agora o Conselho do Patrimônio Histórico não se manifestou. E acho que nem vai...
ResponderExcluirDuma coisa tenho certeza: os tacos aproveitados receberam forte tratamento com "óleo de peroba". Pena que não há tanto do produto para a inauguração da Avenida Celanese.
Vamos ver. Parece que vai ser dia 12 de agosto na Estação. Já mandei passar meu uniforme de maquinista.
Um abraço!