segunda-feira, 19 de julho de 2010

D. NILZA

.
Morreu na manhã de hoje, 19 de julho, D. Nilza Megale.

D. Nilza foi historiadora, museóloga e folclorista. Paulistana, cresceu no Rio de Janeiro, formando-se mais tarde em Museologia pelo Curso Superior de Museus do Rio de Janeiro. Trabalhou no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e no Museu Imperial de Petrópolis.

Veio para Poços de Caldas em 1948, onde formou-se em Filosofia. Lecionou História da Música, Estética, Folclore e História da Arte no Conservatório Musical; Educação Artística no Colégio Dom Bosco; Museologia, Folclore e História da Arte, no Curso Técnico de Turismo, no Colégio São Domingos. Aqui, publicou artigos sobre história e folclore nos jornais principais jornais e escreveum entre outros livros, o indispensável "Memórias Históricas de Poços de Caldas, de 2002". Aqui, fundou e dirigiu o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Também fundou a Sociedade Amigos do Museu.

Tive a oportunidade de conversar com D. Nilza uma única vez, justamente na reinauguração do Museu, em março de 2009 -pessoa doce e muito atenciosa, ela aprece na foto descerrando a placa ao lado do prefeito Paulo César Silva.

Poços perde uma dama apaixonada pela cidade e, principalmente, por sua história. Uma pena.
.

2 comentários:

  1. Da. Nilza simboliza, como poucas pessoas, uma relação de amor incondicional à Poços e à sua história. Figura fascinante pela cultura e afeto que dispensava a todos que tiveram o privilégio de se relacionarem com ela.

    ResponderExcluir
  2. Quando puder procure saber sobre uma série de documentos não catalogados que são armazenados de qualquer jeito no museu ...em breve irão se perder pra sempre

    ResponderExcluir