quinta-feira, 1 de julho de 2010

SER E PARECER


Está nos jornais de hoje e no site da prefeitura desde ontem: "Poços de Caldas envia água para vítimas das chuvas em Alagoas". Bacana, não fosse o fato de um ato de caridade estar sendo propagado, ainda por cima carregado de adjetivos como "percebemos que poderíamos contribuir com água de qualidade", destacando nominalmente os "caridosos": "A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e das Águas Minerais Poços de Caldas". 
.
Quem pratica a verdadeira caridade de verdade não sai por aí batendo no peito. Muito menos publica o fato ou manda releases. E a imprensa, ah, que pena, nossa triste imprensa, entra nessa. Parafraseando uma alta autoridade municipal, que disse a jornalistas que não gosta de ler os blogs de Poços para não ficar de mau humor, eu retruco: ler "noticias" desse tipo também acaba com o humor de qualquer um.
.
A coisa é tão absurda que se você, amigo leitor, prestar atenção na imagem acima, que ilustra a pauta no site da prefeitura, vai ver que há até mesmo um cinegrafista fazendo imagens do exato momento do "gesto de caridade".
.
Por isso, em pleno mau humor, liquido esse post com uma frase clássica:
.
"Caridade é a fraternidade que acompanha o gesto, a atitude interior. Não é o gesto visualizado. Este pode apenas querer parecer, para merecer o aplauso mundano".
.
Batam palmas! Eles precisam.
.

10 comentários:

  1. E pensar que não faz muito tempo que alguns poçoscaldenses padeciam por falta d'água !!

    ResponderExcluir
  2. prezado Caruso,
    se você observar a quantidade de empresas de comunicação que temos em Poços,entre jornais,rádios,Tvs,blogs e etc.,com certeza é acima da média para uma cidade do mesmo porte em MG.e existe uma busca permanente por notícias para que os mesmos possam ter o que oferecer a seus "leitores"(ouvintes,telespectadores e etc.),então,o que pode ter acontecido é a necessidade desses órgãos atrás de notícias que faz com que isso aconteça.E são órgãos responsáveis que já sofrerão com a oposição ao atual governo,e que não querem a volta da pior administração que nós já tivemos.Infelizmente com esse tipo de colocação você apoia o pior que já passou por Poços.E perceba que só você apoia,a população não apoia,os órgãos de classe sérios não apoiam,a imprensa não apoia,nimguém quer os petralhas de volta,então é por isso que acontece esse tipo de notícia.A imprensa precisa de notícias e corre atrás delas e as vezes só tem isso mesmo...Não faça oposição ao que esta aí,tá ruim,mas infelizmente é o melhor que está tendo e o seu amiguinho de blog,quando prefeito, foi péssimo,por isso perdeu 12 eleições...O povo sempre tem razão lembre-se disso...

    ResponderExcluir
  3. Caruso,
    A regra é clara:se perdeu é por que não foi bom!!!

    ResponderExcluir
  4. São muitos os pontos a discutir sobre esse comentário, infelizmente anônimo, o que é uma pena. Mas vamos lá: o trabalho de repórter, sem dúvida o que há de melhor e mais vibrante no jornalismo, justificaria a busca por pautas, sob pena até de transformar uma bobagem em reportagem -às vezes acontece até de um tema aparentemente "sem sal" virar um grande assunto. Exemplo recente foi a questão da cor da água na Saturnino. Começou apenas como uma questão de observação visual e terminou com racionamento de água.
    Outra coisa muito diferente é trabalhar com uma "central de notícias", como acontece com os sites da Prefeitura ou da Câmara, e suas respectivas áras de imprensa, que geram informação em geral com linha definida em favor do "cliente". Nada de anormal, visto que qualquer assessoria de imprensa trabalha assim. Cabe aos bons jornalistas a filtragem desses conteúdos, sob pena de verem os respectivos veículos transformados em meros duplicadores de informação tendenciosa.
    Muito mudou a postura de alguns veículos, que passaram a ter espaços de opinião própria, com verdadeiros "editores" expondo seus pontos de vista. Note a importância de diferenciar o editor "dono de veículo" do "editor-opinador".
    Respeito sua opinião, o que não quer dizer que concorde com ela, quando o Anônimo diz que eu apóio "o pior que já passou por Poços". Quem acompanha meu trabalho sabe que tenho convicções muito firmes, por vezes duras, e não faço "alisamento" com ninguém. Ao contrário, sempre deixei bem claro o apartidarismo do Viva Poços!, que na verdade é a minha filosofia: não pertencer a qualquer partido, grupo, associação, clube social ou entidade, de modo que possa escrever o que quero sem temer incomodar alguém da minha "turma".
    Paulo Tadeu não é meu "amiguinho", nem de blog nem de qualquer outra coisa. Como também não são Paulo Cesar Silva e qualquer outro nome do cenário político local. Meu conceito de amizade é muito bem definido, o que não quer dizer que não tenha por Tadeu (com seus respeitáveis 60 mil acesso em pouco tempo) ou Silva o respeito que suas carreiras e/ou mandatos exigem.
    Para encerrar, tenho muito claro que meu papel não é fazer "oposição ao que está aí". Ao contrário, faço "oposição" ao que me incomoda, que me provoca ou me aborrece enquanto cidadão, da mesma forma que recebo oposição quando ando fora do trilho -não estou na lista dos "canonizáveis".
    E, como cidadão, acho um absurdo usar a caridade como notícia própria.

    ResponderExcluir
  5. Poderiam ter mandado desta água pelos menos para as gestantes e crianças de Poços de Caldas, que foram obrigadas a consumir flúor por irresponsabilidade do "melhorzinho".

    ResponderExcluir
  6. Sem querer defender ninguém aqui... acho q o anônimo mora fora de Poços a pelo menos 1 ano, 6 meses e 1 dia, pois o que há de pior em nossa cidade é o aumento da taxa de lixo em 65%, é deixar a população beber água com elevados níveis de flúor por mais de 2 meses, fazer uma ciclovia na zona sul que não cabe duas pessoas em sentidos contrários, Implantar um sistema de transporte que prejudica a população, cargo de confiança que bate em mulher, insistência em construir um Paço em área de preservação ambiental, censura aos órgãos de comunicação que falam a verdade sobre a administração, pacientes que esperam mais de 2 anos para a realização de uma simples consulta de vista, ambulâncias quebradas na garagem, restaurante popular fechado, cancelamento da farmácia popular, asfaltamento de área particular enquanto deixa os bairros sem asfalto, churrasqueira e forno de pizza no Jardim Botânico, extravios de documentos da Sollus, pisos escorregadios nas calçadas do centro, humilhação aos agentes de saúde e endemias, prédio do restaurante popular reformado 3 vezes em memos de um ano, nada de dinheiro para o Julio Fest, empresas desistindo de se instalar em Poços, asfalto da Av. Celanese... nem se fala..., bom vou parar por aqui se não varo a noite detalhando o caos em que estamos vivendo. Então anônimo, apesar de sua covardia o que faz com que o que você escreva deva ser despresável só elenquei alguns dos fatos que fazem essa administração ser o que há de pior em Poços e não precise nem de oposiçao, pois a cada dia ela trata de envergonhar os seus apoiadores.

    ResponderExcluir
  7. concordo em gênero,número e grau com o anônimo acima ,pois nós comemos o pão que o diabo amassou com os petralhas,espero que não voltem.Esta administração ta péssima mas ninguém merece ele de volta,por que se nada que preste os apóia é por que eles foram ruim mesmo.E avisar o amigo que covarde é quem não paga colaboradores(normalmente pessoas necessitadas)ou que usa frequentemente cheques sem fundo.Opinar é direito de todos e honrar compromissos é o dever das pessoas com cárater.Acredito no apartidarismo do blogueiro e espero que assim continue pois é o que torna este blog instrumento único para nossas manifestações.Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o amigo acima teva ser muito novo e não lembrar o que passamos diante da administração petista como:um super superfaturamento na reforma das Thermas(mais de 3 milhões de reais e não percebeu-se nenhuma melhora),a inauguração do hospital da zona leste sem interruptores,encamamentos e etc que demorou depois quase dois anos de obra pra ficar realmente pronto e quando ele assumiu a obra já havia começado,a inauguração do posto de saúde do parque esperança sem alvará de funcionamento e sem terminar,transformou a Santa Casa em um cabide de empregos e depois quebrou a mesma tornando isso na maior tragédia da saúde em todos os tempos,fingiu que ia duplicar a av.Alcoa encheu de buracos e depois abandonou o povo da zona sul,mais um tanto de bobagens que não vale a pena nós sofrermos novamente.
    Vale lembrar que na eleição passada de todos os 4 candidatos 3 eram ex-petista que abandonaram o partido devido a difícil convivência com o ex-prefeito,então é uma pessoa com dificuldades de agregar e compartilhar;e como disse o anônimo o povo sabe disso e nunca esquece!!!

    ResponderExcluir
  9. verdade Paulo concordo !
    com você

    ResponderExcluir
  10. José Paiva (é esse seu nome?) - Voce mente!

    ResponderExcluir